Nasci inquieta e desejante, autónoma para aprender e desaprender. Curiosa aventureira, comunicadora convicta.
Criadora entusiasta de pensamentos, ideias e projectos. Arquitecta. Devota obstinada da beleza e do humor imprevisiveis.





3.11.14






"(Não, não se enganaram, trata-se de um apóstrofo.)

Falo consigo, caro espectador. 
E porém, tal como você... Não ignoro o odor insuportavelmente incómodo de quem ousa subir de tom e falar dirigindo-se a todos...  Se ouso é por querer preceder esta história de uma introdução.

A que tenho em mente não é só a mais palavrosa e pedante, que jamais poderia sonhar... É ainda por cima horrivelmente pessoal. 

Bom, a introdução...

Visto ser já claro que não serei o herói desta história, ao menos quero ter o direito de ser o seu narrador. E aliás, isso convém perfeitamente à omnisciência que me caracteriza, apesar das dúvidas que lhe poderão expressar algumas das raparigas que conheço, visto eu...
É claro que esses amores não sabem, mas... Sei estar em todo o lado ao mesmo tempo. Por exemplo aqui, no centro da França, uma região que, nos mapas, parece uma batata.

Há um ano o meu irmão Paul, que viram há pouco na minha cama, decidiu deixar a cidade e vir instalar-se aqui. Não sozinho mas com a Anna e o Loup, que é filho dela.
Para justificar a partida assegurou-me sem convicção que a vida seria mais fácil lá, no campo, do que aqui, em Paris. Depois, sem se rir, afirmou precisar de uma certa distância entre ele e nós.
Nunca revelei essa confissão dita a contra-gosto. 
Mas devia. Devia tê-la aproveitado.

Nunca o devia ter deixado ir sem antes desatar num pranto. (Tivesse eu jeito para essas coisas e nada do que se segue teria acontecido.)

Bom, e agora calo-me; prometi uma introdução, não uma visita guiada.
Volto a ser personagem que não o conhece a si, nem sabe nada da história. (Tenho direito a esse ínfimo privilégio?)

Só uma última pergunta antes de o deixar, à sua vivência de espectador, podendo ser superior a tudo o que já vivi.


Será possível, verdadeiramente, 
que uma história de amor nos faça atirar de uma ponte? "



Oh Joana, Dans ma vie
Christophe Honoré, Dans Paris

Sem comentários: